Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

ESTARÁ YELLOWSTONE PRESTES A ENTRAR EM ERUPÇÃO?

Mäyjo, 05.04.15

yellowstone_6

Não é segredo para ninguém que o Parque Nacional de Yellowstone, a reserva natural mais antiga do mundo, está localizado por cima de um super-vulcão. Na última semana surgiram rumores de que este grande vulcão estaria prestes a entrar em erupção, pois vários animais do parque começaram a abandonar o local e, no último domingo, ocorreu um tremor de terra – fenómeno que, em regiões vulcânicas, costuma ocorrer antes das erupções.

Contudo, é muito pouco provável que o super-vulcão subterrâneo – que na verdade é uma câmara magmática – de Yellowstone entre em erupção. O local é altamente monitorizado e existem outros indícios premonitórios, para além dos abalos de terra, que indicam o começo da actividade vulcânica.  A probabilidade reduzida de ocorrência do fenómeno foi confirmada pelo director de relações públicas do parque, Al Nash. “Não temos indicações que sugiram de que o vulcão de Yellowstone esteja prestes a entrar em erupção”, afirmou, citado pelo I Fucking Love Science.

Para desmistificar os rumores, Al Nash explica num vídeo o funcionamento do sistema geológico do parque, que regista entre 1.000 a 3.000 sismos por ano. “Francamente, estamos a poucos quilómetros à superfície de magma muito quente”.

É esta câmara magmática gigante que alimenta toda a actividade vulcânica do parque: os geysers, fumarolas, nascentes de água quente – fontes vulcânicas secundárias que atraem cerca de três milhões de visitantes por ano. De acordo com Nash, o sismo sentido no último domingo terá sido um movimento transcorrente, que pode não estar ligado aos processos vulcânicos. Este sismo, de 4,8 de magnitude, foi o maior desde 1980, mas não há registo de ferimentos ou prejuízos ou de que o vulcão irá entrar em actividade.

Os sismos são precursores de erupções vulcânicas e normalmente ocorrem dias ou semanas antes o vulcão entrar em erupção. Contudo, Yellowstone é monitorizado pelo Observatório Vulcanológico – uma parceria entre o Parque Nacional, a Universidade de Utah e o United States Geological Survey. A monitorização do vulcão é constante, com informação sobre a deformação do solo, temperatura e gases em tempo real. “Yellowstone nunca pára de tremer”, afirma Robert Smith, geofísico da Universidade do Utah.

Então por que é que os animais estavam a deixar o parque? De acordo com os canais oficiais de Yellowstone, “a verdadeira razão para os animais estarem a deixar o parque? O Inverno”. Os mamíferos tendem a migrar para terrenos mais baixos fora do parque, onde os recursos alimentares tendem a ser mais abundantes. Quando a neve derrete no parque, os animais voltam a Yellowstone. Porém, apesar de este sismo registado não constituir indícios de actividade vulcânica anormal, não quer dizer que uma erupção cataclísmica não possa acontecer.

A região de Yellowstone produziu três grandes erupções vulcânicas nos últimos 2,1 milhões de anos. Grandes volumes de magma foram expelidos para a superfície, a par de grandes nuvens de cinza vulcânica, gases e piroclastos. O solo colapsou e criou deformações vulcânicas, chamadas caldeiras. A última vez que este evento ocorreu foi há  640 mil anos e desde então apenas cerca de 80 erupções de lava ocorreram.

Contudo, se uma erupção destas proporções voltar a ocorrer em Yellowstone, as cinzas vulcânicas vão cobrir grandes áreas do solo norte-americano e a injecção de gases na atmosfera pode afectar o clima mundial. No entanto, a probabilidade de um acontecimento deste tipo nos próximos milhares de anos é extremamente baixa.

Veja algumas fotos do magnífico parque norte-americano.

 

 

A beleza de Yellowstone

 Fotos: Victorfe / nuance1979 / theclyde / CaptPiper / Terry Tollefsbol / droidman / Nathan Young / Travis S. / tomkellyphoto / mtsn / fritzmb / will.sebastian / Grenthar / exquisitur / moonlightbulb / Creative Commons

1 comentário

Comentar post